O ensaio de adensamento consiste em determinar os parâmetros de compressibilidade de solos pela aplicação de valores crescentes de tensão vertical, sob condição de deformação radial nula.
O ensaio é realizado a partir de moldagem de corpos de prova moldados em anel de metal impedindo a movimentação lateral e assim o fluxo de água ocorre na direção vertical. O ensaio em sua maioria é realizado em equipamento convencional, que possui poucas adaptações em relação ao originalmente proposto por Terzaghi.
Foto 1. Corpo de prova moldado em anel de metal.
O ensaio é feito através de aplicação de incrementos de carga de duração de 24 horas cada, onde se monitoram as deformações em intervalos de tempo normatizados. Os incrementos de carga seguem a seqüência de 0.125, 0.25, 0.50, 1.0, 2.0, 4.0 e 8.0 kgf/cm². Outras sequências de carregamentos podem ser adotadas em função do tipo de solo e o nível de tensões desejado.
Com os resultados obtidos durante os ensaios, plotam-se as curvas para cada incremento de carga em escala logarítmica segundo Casagrande ou escala raiz do tempo segundo Taylor. A partir desses gráficos determina-se os fatores tempo que são utilizados no cálculo de Cv ( Coeficiente de Adensamento). Do ensaio é se obtêm o gráfico tensão x índice de vazios que determina o coeficiente de recompressão Cr, coeficiente de compressão Cc, Índice de expansão Cs e a Pressão de Pré-Adensamento (PA).
Foto 2. Célula de adensamento durante ensaio em prensa tipo Bishop.
Com os resultados obtidos no ensaio de adensamento os projetistas definem a expectativa de prever os recalques, em obras de solo mole na finalidade de definir os métodos para acelerar as deformações previstas.
Leia mais:
O Ensaio de Adensamento Edométrico: Explicação pelo modelo de Terzaghi. Procedimentos
Precisando de Ensaios Geotécnicos ?
A SUPORTE pode te ajudar!
Solicite um orçamento através do e-mail: orcamento@suportesolos.com.br
Mais SEGURANÇA para a sua obra!
Contrate a SUPORTE e conheça o diferencial de nosso fluxo de trabalho que inclui a coleta de DADOS diretamente do campo com sondadores utilizando o aplicativo SOND na execução das Sondagens. A transformação digital do mercado, com entrega dos resultados em formato CSV e AGS, extensão de arquivo compatível com os softwares de modelagem BIM.