Este método ASTM 1883 é usado para avaliar a força potencial de subleito, sub-base e materiais do curso de base, incluindo materiais reciclados para uso no projeto de pavimentos de estradas e aeródromos. O valor de CBR obtido neste teste é parte integrante de vários métodos de projeto de pavimentos.
Para aplicações, onde o efeito do teor de água de compactação em CBR é pequeno, tal como materiais sem grão, coesos, ou onde é feita uma tolerância para o efeito de diferentes teores de água de compactação no procedimento de projeto, o CBR pode ser determinado no teor ótimo de água de um esforço de compactação especificado. O peso específico da unidade seca é normalmente a porcentagem mínima de compactação permitida pela especificação de compactação de campo do cliente.
Para aplicações onde o efeito do teor de água de compactação em CBR é desconhecido ou onde é desejado contabilizar seu efeito, o CBR é determinado para uma faixa de conteúdo de água, geralmente a faixa de conteúdo de água permitida para compactação de campo usando o cliente protocolo ou especificação para compactação de campo.
Os critérios para a preparação de amostras de material de auto-cimentação (e outros) que ganham força com o tempo devem ser baseados em uma avaliação de engenharia geotécnica. Conforme orientado pelo cliente, os materiais de auto-cimentação devem ser devidamente curados até que as relações de mancal que representam condições de serviço de longo prazo possam ser medidas.
NOTA 1: A qualidade dos resultados produzidos por esta norma depende da competência do pessoal que a executa e da adequação do equipamento e das instalações utilizadas. As agências que atendem aos critérios da Prática D3740 são geralmente consideradas capazes de realizar testes / amostragens / inspeções / testes competentes e objetivos. Os usuários desta norma são advertidos de que a conformidade com a Prática D3740 não garante, por si só, resultados confiáveis. Resultados confiáveis dependem de muitos fatores; A prática D3740 fornece um meio de avaliar alguns desses fatores.
Precisando de Ensaios Geotécnicos ?
Sites consultados:
ASTM D1883-07, Método de Teste Padrão para CBR (California Bearing Ratio) de Solos Compactados em Laboratório, ASTM International, West Conshohocken, PA, 2007. Acesse aqui.
Acesso em 13/12/2018
Leia também:
Determinação do Índice de Suporte Califórnia (CBR) - Ensaio Geotécnico - Resumo: Acesse aqui
Determinação do Índice de Suporte Califórnia (CBR) - Ensaio Geotécnico - Método de Ensaio Proctor: acesse aqui
Classificação MCT - Ensaios Geotécnicos - Ensaio de Infiltração: acesse aqui
Classificação MCT - Ensaios Geotécnicos - Ensaio de Expansão: acesse aqui
Classificação MCT - Ensaios Geotécnicos -Ensaio de Capacidade Mini CBR: acesse aqui
Classificação MCT - Ensaios Geotécnicos - Perda de Massa por Imersão (PI): acesse aqui
Metodologia de Ensaios MCT - Fluxograma dos Grupos de Ensaios: acesse aqui
Ensaios Geotécnicos - Ensaio de Cisalhamento Direto - O Objetivo e a Finalidade: acesse aqui
Ensaios Geotécnicos - Análise Granulométrica do Solo - A Curva e os Tipos de Análise: acesse aqui