"O futuro não é o lugar para onde estamos indo, mas o lugar que hoje estamos construindo." 

foto - Conheça o Ensaio de Módulo de Resiliência, ensaio que tem como objetivo submeter o material a condições de cargas similares as que os pavimentos são submetidos, reproduzindo os estados de tensões
Conheça o Ensaio de Módulo de Resiliência, ensaio que tem como objetivo submeter o material a condições de cargas similares as que os pavimentos são submetidos, reproduzindo os estados de tensões

O Termo resiliência significa energia armazenada em um corpo deformado elasticamente, que é desenvolvida quando cessam as tensões causadoras das deformações, ou seja, é a energia potencial de deformação. O conhecimento do módulo de resiliência dos materiais constituintes do pavimento e do seu subleito é indispensável quando o objetivo é projetá-lo, ou analisar o seu comportamento frente à solicitação das cargas rodoviárias. Assim, conhecer o seu comportamento é fundamental para que seja possível realizar o dimensionamento das mais variadas estruturas multicamadas de forma racional e otimizada.

Imagem 01: Ensaio Triaxial Dinâmico - Módulo de Resiliência - Suporte Solos

O módulo de resiliência por definição é a relação entre a tensão vertical desviadora e deformação resiliente correspondente, e é obtido para pares de tensões definidos, confinante e desviadora.

Em laboratório, tem-se utilizado equipamentos de carga repetida. O Ensaio Triaxial do tipo Módulo de Resiliência é realizado a partir da moldagem de corpos de prova cilíndrico em amostras indeformadas ou deformadas, tem como objetivo submeter o material a condições de cargas similares aquelas a que os pavimentos são submetidos, reproduzindo os estados de tensões atuantes causados pelo movimento do tráfego.


  • O ensaio é executado em duas etapas, sendo a primeira etapa o condicionamento do material ensaiado, com a finalidade de minimizar os efeitos de deformação plástica, e a segunda, a realização do ensaio, aplicando-se os pares de tensão confinante e desviadora predefinidos e medindo-se a deformação especifica resiliente correspondente.
  • Após moldagem o corpo de prova este é disposto em uma pedra porosa, onde é desmoldado as três partes do cilindro de moldagem e depois envolto com uma membrana de borracha e sobre ele colocado cabeçote, onde será o elo de contato entre o sistema pneumático e o corpo de prova. 
  • Na etapa seguinte é instalado o sistema de LVDT na face do corpo de prova, e em posição do terço médio do corpo de prova, afim de obtermos a distância H0, que se torna a base de medida referência para as deformações durante ensaio. Os LVDTs têm a função de registrar os deslocamentos verticais durante o ensaio.


Imagem 02: Ensaio Triaxial Dinâmico - Módulo de Resiliência - Execução do Ensaio


Como mencionado acima, o ensaio divide-se em duas fases, sendo a primeira fase a de condicionamento, fase esta que tem a função de mitigar/eliminar os efeitos da deformação plástica e passado a fase do acondicionamento é realizada a segunda fase com a aplicação de 18 pares de tensões, todas com registro das deformações. Assim com os dados da segunda fase é obtido o valor de MR para cada par de tensão.

Com os valores para cada par de tensão pode-se obter modelos ajustados por regressão aos pontos experimentais, e assim é possível determinar o comportamento elástico do material, linear ou não linear.

Um parâmetro imprescindível para a realização das adequadas análises mecanísticas das supracitadas estruturas é o Módulo de Resiliência das camadas que as compõem. Outra informação importante em muitos estudos é o comportamento das camadas quanto às deformações permanentes sofridas ao serem submetidas a carregamentos repetidos. Em laboratório, tais informações são experimentalmente obtidas por meio de ensaios triaxiais dinâmicos, nos quais corpos de prova são submetidos a aplicações de cargas cíclicas, cujos resultados permitem gerar modelos de comportamento.

Imagem 03: Ensaio Triaxial Dinâmico - Módulo de Resiliência - Ensaios Especiais Suporte Solos


Veja o vídeo e conheça o nosso Triaxial Dinâmico, equipamento de ensaio que tem como objetivo submeter o material (amostra) as condições de cargas dinâmicas, reproduzindo em laboratório, o estado de tensões do movimento do tráfego rodoviário ou ferroviário. Com este equipamento é possível realizar o Ensaio de Módulo de Resiliência (MR) e o Ensaio de Deformação Permanente (DP), ensaios que determinam parâmetros geotécnicos e de resistência essenciais para subsidiar projetos de pavimento e de infraestrutura ferroviária.


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