O Termo resiliência significa energia armazenada em um corpo deformado elasticamente, que é desenvolvida quando cessam as tensões causadoras das deformações, ou seja, é a energia potencial de deformação. O conhecimento do módulo de resiliência dos materiais constituintes do pavimento e do seu subleito é indispensável quando o objetivo é projetá-lo, ou analisar o seu comportamento frente à solicitação das cargas rodoviárias. Assim, conhecer o seu comportamento é fundamental para que seja possível realizar o dimensionamento das mais variadas estruturas multicamadas de forma racional e otimizada.
Imagem 01: Ensaio Triaxial Dinâmico - Módulo de Resiliência - Suporte Solos
O módulo de resiliência por definição é a relação entre a tensão vertical desviadora e deformação resiliente correspondente, e é obtido para pares de tensões definidos, confinante e desviadora.
Em laboratório, tem-se utilizado equipamentos de carga repetida. O Ensaio Triaxial do tipo Módulo de Resiliência é realizado a partir da moldagem de corpos de prova cilíndrico em amostras indeformadas ou deformadas, tem como objetivo submeter o material a condições de cargas similares aquelas a que os pavimentos são submetidos, reproduzindo os estados de tensões atuantes causados pelo movimento do tráfego.
Imagem 02: Ensaio Triaxial Dinâmico - Módulo de Resiliência - Execução do Ensaio
Como mencionado acima, o ensaio divide-se em duas fases, sendo a primeira fase a de condicionamento, fase esta que tem a função de mitigar/eliminar os efeitos da deformação plástica e passado a fase do acondicionamento é realizada a segunda fase com a aplicação de 18 pares de tensões, todas com registro das deformações. Assim com os dados da segunda fase é obtido o valor de MR para cada par de tensão.
Com os valores para cada par de tensão pode-se obter modelos ajustados por regressão aos pontos experimentais, e assim é possível determinar o comportamento elástico do material, linear ou não linear.
Um parâmetro imprescindível para a realização das adequadas análises mecanísticas das supracitadas estruturas é o Módulo de Resiliência das camadas que as compõem. Outra informação importante em muitos estudos é o comportamento das camadas quanto às deformações permanentes sofridas ao serem submetidas a carregamentos repetidos. Em laboratório, tais informações são experimentalmente obtidas por meio de ensaios triaxiais dinâmicos, nos quais corpos de prova são submetidos a aplicações de cargas cíclicas, cujos resultados permitem gerar modelos de comportamento.
Imagem 03: Ensaio Triaxial Dinâmico - Módulo de Resiliência - Ensaios Especiais Suporte Solos
Veja o vídeo e conheça o nosso Triaxial Dinâmico, equipamento de ensaio que tem como objetivo submeter o material (amostra) as condições de cargas dinâmicas, reproduzindo em laboratório, o estado de tensões do movimento do tráfego rodoviário ou ferroviário. Com este equipamento é possível realizar o Ensaio de Módulo de Resiliência (MR) e o Ensaio de Deformação Permanente (DP), ensaios que determinam parâmetros geotécnicos e de resistência essenciais para subsidiar projetos de pavimento e de infraestrutura ferroviária.
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