Regido pela norma NBR 12052, o ensaio de Equivalente de Areia determina a relação entre o volume de argila ou pó e o volume total de agregados miúdos com tamanhos de partículas menores do que 4,8 mm medida em volume.
Esta técnica é particularmente relevante na determinação da presença de contaminantes indesejáveis, como argila, material orgânico e partículas finas, que podem comprometer significativamente as propriedades do material.
O procedimento do ensaio é bem básico, mas de extrema importância para validar a qualidade dos materiais a serem empregados nas obras. No Ensaio, são utilizadas três provetas, uma régua, um peso padrão e solução de cloreto de cálcio e glicerina.
O Ensaio:
Figura 01: Preparação do Ensaio - Equivalente de Areia - Equipe Suporte Solos
Do material passado na peneira de 4,8 mm, são separados 110 gramas do material umedecido. Após adicionar o material na proveta já com parte da solução deve-se bater firmemente no fundo da proveta afim de deslocar as bolhas de ar e acomodar a amostra (figura 02).
Após 10 minutos de descanso, tapar a proveta com a rolha de borracha e agitar a proveta horizontalmente executado 90 ciclos, aproximadamente 30 segundos. Após isso, retira-se a rolha e começa o processo de lavagem da proveta com a solução (figura 03).
Figura 03: Execução de Ensaio - Equivalente de Areia - Equipe Suporte Solos
Após um repouso de 20 minutos, deve-se verificar o nível superior da suspensão argilosa.
Introduzir cuidadosamente o pistão até que se assente na camada de material granular/areia.
Girar a haste ligeiramente, sem empurrá-la para baixo, até que um dos parafusos de ajustagem se torne visível.
Nesta posição, deslocar o disco que corre na haste até que ele assente na boca da proveta.
Determinar o nível do centroide de um dos parafusos de ajustagem e adotá-lo como leitura correspondente ao nível superior da areia. Este pode ser também determinado, medindo-se a distância entre o topo do disco que se apoia na boca da proveta e a base inferior do peso cilíndrico (figura 04), e subtraindo-se desta, a mesma distância, medida quando a sapata está assentada no fundo da proveta (constante do aparelho).
Figura 04: Execução de Ensaio - Equivalente de Areia - Equipe Suporte Solos
Este ensaio é uma ferramenta crucial na avaliação da qualidade do agregado fino, desempenhando um papel vital na garantia da durabilidade e resistência das estruturas civis.