"O futuro não é o lugar para onde estamos indo, mas o lugar que hoje estamos construindo." 

foto - Compactação de Solos - Ensaios Geotécnicos - História e o Conceito.
Compactação de Solos - Ensaios Geotécnicos - História e o Conceito.

A Compactação de Solos há muito tempo já era utilizada para melhorar as propriedades do solo em contato com a água e possibilitar a circulação sobre os caminhos, percorridos por tráfego animal e pedestre. Antigos construtores de estrada já compreendiam intuitivamente que, se fosse aplicada uma carga pesada ao solo (estática ou dinamicamente), as suas características melhoravam e assim, seria possível construir caminhos mecanicamente mais estáveis, e que cumprissem a sua função de traficabilidade.

De acordo com Simão Pedro Tavares Riberio, Mestre em Engenharia Civil (2008) , um dos primeiros casos conhecidos da compactação data de antes de 3500 a.C.. Nessa época, o povo inca que habitava a América do Sul, construiu uma rede extensiva de estradas usando como recurso o trabalho humano. Onde se localiza hoje o México, foi encontrado um rolo de pedra com cerca de 5 toneladas e 65 cm de diâmetro que se julga ser sido utilizado pelos Incas para comprimir os caminhos na época, que já incluíam passagens pavimentadas em terra e de pedra. 

A compactação surge como uma forma intuitiva para melhorar as propriedades do solo e tornou-se - ao longo de todo Século XX e da atualidade e como consequência do aumento do tráfego e das cargas por eixo -  um importante objeto de estudo. Isso ocorre porque é um dos fatores de maior relevância e intervêm diretamente no desempenho da pavimentação de uma estrada.

Manoel Matos Fernandes (1994) define a Compactação de Solos como ''o processo pelo qual uma massa de solo constituída por partículas sólidas, água e ar vê diminuído o seu índice de vazios por redução do volume da sua fase gasosa conseguida à custa da aplicação repetida de cargas. O teor em água, razão do peso da água sobre o peso das partículas sólidas, é normalmente o mesmo para uma massa de solo solta e descompactada e a mesma massa num estado mais denso conferido pela compactação.'' Ele conclui que ''a compactação permite um aumento da resistência ao corte, e uma redução da deformabilidade e permeabilidade do solo.''

Dito de outra maneira, a compactação é um método de estabilização de solos que se dá por aplicação de alguma forma de energia: impacto, vibração, compressão estática ou dinâmica. Toda utilização de solos como material de construção pressupõe a sua densificação através de compactação e esse processo pode ser manual ou mecânico e visa reduzir o volume de seus vazios através da expulsão de ar, conferindo ao solo um aumento de seu peso específico e resistência ao cisalhamento, permeabilidade e compressibilidade. Por meio do ensaio de compactação é possível obter a correlação entre o teor de umidade e o peso específico seco de um solo quando compactado com determinada energia.

É de grande importância pelos seus efeitos sobre a estabilização de maciços terrosos e traz como principais objetivos:

  • Aumento da resistência de ruptura;
  • Redução de possíveis variações volumétricas (pela ação de cargas ou pela ação da água);
  • Impermeabilização, pela redução do coeficiente de permeabilidade, resultante do menor volume de vazios.

A técnica de compactação de solos vem evoluindo muito através da evolução tecnológica dos equipamentos de compactação no campo, através de rolos compactadores pesados, com ações estáticas e dinâmicas.

Em breve falaresmo sobre o ensaio de compactação, hoje em dia, é conhecido como Ensaio normal de Proctor (ou AASHTO Normal). Essa metodologia foi desenvolvida pelo engenheiro Ralph Proctor em 1933, sendo normatizada nos Estados Unidos pela A.A.S.H.O - American Association of State Highway Officials e no Brasil sua execução segue a norma ABNT NBR 7182/1986 - Ensaios de Compactação


Figura 1. Ensaio normal de Proctor (ou AASHTO Normal).


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Referência Bibliográfica:

FERNANDES, M. Sebenta de Mecânica dos Solos, Vol.I. FEUP, Porto, 1994.

RIBEIRO, S. P . T. Mestrado Integrado em Engenharia Civil - 2007/2008 - Departamento de Engenharia Civil, Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Porto, Portugal, 2008.

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