"O futuro não é o lugar para onde estamos indo, mas o lugar que hoje estamos construindo."

foto - Sondagens a Percussão (SPT) - Preciso mesmo fazer? - Artigo
Sondagens a Percussão (SPT) - Preciso mesmo fazer? - Artigo

Vamos imaginar a seguinte cena:

Um empreendedor contrata o projeto para sua obra, que pode ser uma casa, um prédio, um corte, um aterro ou até uma ponte... O engenheiro que está fazendo o projeto solicita sondagens, que podem ser a percussão, a trado, mistas...

De imediato surgem as seguintes dúvidas... ''Essas sondagens são realmente necessárias? É lógico que o empreendedor vai se questionar, afinal de contas, a obra deve ter o menor custo possível, mas, além disso, também deve ser segura e atender às normas brasileiras vigentes. ''Então, preciso mesmo fazer?''

Para obter essas respostas, é necessário entender alguns pontos:


  • O que são as sondagens a percussão com medida de SPT?

As sondagens a percussão, com medida de SPT (do inglês, Standard Penetration Test) são prospecções do solo onde são feitos ensaios (tests) utilizando-se um equipamento ''padrão'' (Standard), chamado de amostrador, para penetrar (Penetration) o solo. 


  • Qual é a finalidade?

A finalidade é obter amostras do solo para se conhecer as suas características, ou seja, tipo de solo, cor, geologia, valores de resistência à penetração do amostrador etc. Serve ainda para se constatar a  presença ou não de água e a cota específica em que foi detectada.

O valor de resistência à penetração do amostrador SPT é chamado de N (segundo a NBR 6484/2001), mas nas bibliografias também aparece como SPT ou Nspt.


  • Como são feitas?

De forma simplificada é feita da seguinte forma:

Após a preparação do terreno, depois de retirar a cobertura vegetal e abrir uma plataforma (caso seja necessário) a fim de deixar a superfície livre de obstáculos para a instalação do tripé e fazer sulcos ao redor do furo, para que a água seja desviada em caso de chuva,  é feito um furo com trado concha até um metro de profundidade.

O amostrador padrão é instalado na haste do equipamento e apoiado no fundo do furo. Crava-se o amostrador no solo e bate-se nele com um martelo de 65 kg, caindo de uma altura de 75 cm. Anota-se a quantidade de golpes que serão necessários para que o amostrador penetre 45 cm do solo, anotando os golpes necessários a cada 15 cm de cravação.

Após anotar os resultados do ensaio, o amostrador é retirado e utilizando treado concha ou trado helicoidal, escava-se mais um metro. O amostrador é inserido e é medida novamente a quantidade de golpes necessários para descer 45 cm (anotando a quantidade de golpes a cada 15 cm).

Este procedimento é repetido até ter atingido o critério de paralisação, ou quando for atingido o impenetrável à percussão ou lavagem.

Se for atingido o lençol freático e o trado helicoidal avançar menos de 5 cm em 10 min de operação contínua, pode-se iniciar o método de lavagem. É utilizada uma bomba de forma a injetar água na extremidade do furo, através de uma haste de menor diâmetro que o furo. O objetivo é amolecer o solo do fundo do furo, a fim de conseguir avançar. O operador deixa cair a haste de uma altura aproximada de 30 cm, fazendo movimentos de rotação para um lado e para outro, de forma alternada,

O material escavado é removido por meio de circulação de água.

Se a parede do furo for instável, deve ser inserido no furo um tubo de revestimento.

Os resultados são anotados da seguinte forma, por exemplo: 2/15 1/15 3/15. Estes valores querem dizer que foram necessários 2 golpes para descer os primeiros 15 cm, 1 golpe para descer mais 15 cm e 3 golpes para descer os últimos 15 cm dos 45 cm medidos.

O valor do SPT (também chamado de N ou Nspt) é a soma dos golpes necessários para descer os 30 cm finais. Neste caso N seria 1/15 + 3/15 => 4/30 ou simplesmente 4 (4 golpes para descer 30cm).

Pode acontecer que o solo seja muito fraco e que o próprio peso do amostrador o faça descer, e, nesse caso, deve ser anotado o quanto penetrou o amostrador. Por exemplo: P/60 – quer dizer que o próprio peso do amostrador o fez descer 60 cm. Pode acontecer de o solo ser muito duro e, nesse caso, os resultados podem ser anotados da seguinte forma no boletim de sondagens: 30/5 - o que quer dizer que foram necessários 30 golpes para penetrar no solo 5 cm.


  • Algumas vezes pode ser impenetrável à percussão. Quando isso ocorre?

Quando em qualquer dos três segmentos de 15 cm, o número de golpes ultrapassar 30 ou quando o número de golpes for maior que 50 em 45 cm.   E se o amostrador não avançar após 5 golpes sucessivos do martelo, a cravação pode ser interrompida. Nestes casos, o material é considerado impenetrável à percussão.


  • Pode ser impenetrável à lavagem? Quando isso ocorre?

Quando o avanço for menor que 5 cm por período de 10 minutos, em três períodos consecutivos de 10 min, o material é considerado impenetrável à lavagem.

A Norma Brasileira que prescreve o método de execução de sondagens de simples reconhecimento de solos, com SPT, é a NBR 6484/2001.


Belén Cogliati Lodeiro

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade de São Paulo (2006) e mestrado em Engenharia Geotécnica pela Universidade de São Paulo (2011). Atualmente é coordenadora da área de geotecnia na empresa Canhedo Beppu Engenheiros Associados Ltda. Tem experiência na área de Infraestrutura Rodoviária, com ênfase em Engenharia Geotécnica.

Solicite um Orçamento

  Atendimento Comercial:        (19) 9.9918-5086
        
  E-mail:     comercial@suportesolos.com.br