cisalhamento do solo

ensaio de compressão

Sondagem de Solo

Sondagens e Ensaios de Campo

Sondagem a Trado (ST) com coleta de amostra

Sondagem a Percussão (SPT)

Sondagem Mista (SM)

Sondagem Rotativa (SR)

Poço de Inspeção de Pavimento (PI)

Ensaios de Umidade e Densidade in-situ

Coleta de Amostras Indeformadas e Deformadas

Ensaios de Laboratório

Preparação de amostras para ensaios de compactação, caracterização e umidade

Ensaios de Limite de Liquidez (LL) e Plasticidade (LP)

Determinação da Densidade Real dos Grãos

Análise Granulométrica (Peneiramento e Sedimentação)

Ensaio de Compactação (Proctor Normal, Intermediário e Modificado)

Determinação do Índice de Suporte Califórnia (CBR)

Classificação MCT (Miniatura Compactado Tropical)

Ensaio de Cisalhamento Direto

Controle Tecnológico

Camada Final de Terraplanagem

Controle de Deflexão de Camadas com Viga Benkelman

EN

O futuro não é o lugar para onde estamos indo, mas o lugar que hoje estamos construindo.

by Lúcia Helena

Toggle nav

Sondagem Mista (SM) - Sondagens - Método para Caracterizar os Parâmetros do Solo e da Rocha.

foto - Sondagem Mista (SM) -  Sondagens - Método para Caracterizar os Parâmetros do Solo e da Rocha. por Departamento Técnico em 29/03/2018
255 17

A Sondagem Mista (SM) é um método de investigação geológica-geotécnica que consiste na execução da Sondagem a Percussão (SP) e da Sondagem Rotativa (SR) em um mesmo furo. É utilizada para caracterizar os parâmetros do solo e da rocha ao longo da profundidade.

No caso de ocorrência de matacões ou blocos de rocha, esse tipo de sondagem possibilita ultrapassar o matacão ou blocos de rocha e prosseguir com a determinação do NSPT (solo). Aplicam-se às sondagens mistas, os mesmos procedimentos das sondagens rotativas e das sondagens a percussão e à amostragem.

As sondagens mistas são utilizadas, quando é necessário executar ensaios SPT no trecho em solo de uma sondagem rotativa. A passagem do método de sondagem a percussão para o método rotativo deve ser feita, obrigatoriamente, ao ser atingido o impenetrável ao SPT, sem recorrer ao método de lavagem para o avanço da perfuração.

Essas medidas são necessárias, uma vez que o método de lavagem não permite a obtenção de amostras representativas, como geralmente ocorre com a execução de ensaios SPT com número de golpes acima de 50. Dessa forma, para permitir a obtenção dessas amostras representativas do trecho de transição entre solo e rocha, a passagem para o método de sondagem rotativa deverá ser feita ao ser atingido o impenetrável ao SPT, ou seja: até 5 cm de penetração após 10 golpes consecutivos, excluídos os primeiros 5 golpes e, 50 golpes no mesmo ensaio.

Esse procedimento tem por objetivo assegurar a amostragem do material atravessado, permitindo sua classificação geológico-geotécnica. Então, não será permitido o avanço pelo método de sondagem a percussão após o impenetrável ao SPT, tampouco será permitida a execução de ensaios SPT quando forem obtidos índices acima de 50 golpes.

As Sondagens Mistas são identificadas pelas letras SM, seguidas de número indicativo.

Por meio desse método, seguindo-se critérios geotécnicos e geológicos de interesse ao projeto, pode-se descrever o tipo de rocha, o grau de alteração, o grau de fraturamento, o grau de coerência, a xistosidade, a porcentagem de recuperação, o índice de qualidade da rocha - RQD (Rock Quality Designation) e as características das descontinuidades.



Leave a comment