"O futuro não é o lugar para onde estamos indo, mas o lugar que hoje estamos construindo."

foto - Alerta: Cuidado ao contratar serviços de sondagem! - Artigo.
Alerta: Cuidado ao contratar serviços de sondagem! - Artigo.

São muitos os problemas enfrentados pelos profissionais que precisam contratar um serviço de sondagem. Infelizmente, no mercado, há sondadores e empresas que, para garantir uma remuneração maior, executam as sondagens ignorando as normas técnicas e, em casos extremos, chegam inclusive a inventar os resultados dos boletins técnicos. 

  

Qual é o resultado disso?  Risco sistêmico para a Engenharia brasileira.  

 

Com vários casos de insucesso nas obras, a desconfiança dos engenheiros, geólogos e técnicos com o mercado de sondagens é generalizada. Muitas vezes, a opinião pública crítica a Engenharia brasileira, quando as obras não cumprem o prazo e/ou quando os orçamentos estouram, sem saber que, em muitos casos, a obra é prejudicada pela ausência de qualidade na execução das sondagens. 

  

O debate técnico sobre o assunto precisa ocorrer, a contratação pelo menor preço tem aumentado significativamente esse risco, uma vez que as empresas e os profissionais que atuam desrespeitando as normas vêm ganhando espaço no mercado com esse regime de contratação.

  

Para concorrer neste mercado temos investido alguns milhares de reais, em tecnologia de ponta, idealizando e desenvolvendo algumas ferramentas de gestão e que possibilitem a fiscalização administrativa de todas as nossas equipes que hoje, graças à receptividade do mercado, estão espalhadas pelo Brasil. 

  

Com um sistema inovador garantimos a todos os nossos clientes a tranquilidade necessária para elaborar os seus projetos e para executar as suas obras. Desenvolvemos um aplicativo específico de fiscalização onde acompanhamos, através do nosso Centro de Controle Operacional (CCO), os passos de todas as nossas equipes e ainda arquivamos os dados, em nuvem, para consultas futuras. 

  

A plataforma permite uma eficiente fiscalização pois faz o registro de dados básicos e muito importantes para validar a qualidade do serviço de sondagem executado pelas nossas equipes, como por exemplo:  

  

A equipe de sondagem está no local correto? Basta verificar o registro e o histórico das coordenadas;  

  

Quanto tempo a equipe levou para executar cada furo? O sistema arquiva essa informação; 

  

A metragem produzida e informada pelo sondador é possível neste tempo? A inteligência artificial nos ajuda nessa análise e nos alerta; 

  

Quais furos contratados já foram executados? O nosso CCO acompanha diariamente cada funcionário e informa o status de cada sondagem aos nossos clientes. 

  

A nossa plataforma tem transmitido tranquilidade aos nossos clientes pois captura, em tempo real, registros fotográficos de todas as equipes durante a execução das sondagens contratadas. Essas fotos são compartilhadas em nosso site e ficam disponíveis na área do cliente. 

   

As empresas e os profissionais que contratam sondagens precisam elaborar procedimentos internos de contratação que exijam das empresas prestadores de serviço alguns documentos mínimos, como: casos de obras, certificações ISO, exigir a ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) e solicitar referências que comprovem a capacidade técnica, a responsabilidade e o comprometimento da contratada com a qualidade do serviço. 


No mercado atual, é indispensável, a todos os profissionais, que fiscalizem a execução das equipes de sondagem para garantir a qualidade e a segurança de seus projetos e de suas obras, sem essa atuação, sua obra poderá estar em risco. Uma boa notícia é que a tecnologia pode auxiliar os profissionais nessa tarefa. 

Solicite um Orçamento

  Atendimento Comercial:        (19) 9.9918-5086
        
  E-mail:     comercial@suportesolos.com.br